quinta-feira

Entenda a novela Renan Calheiros


Renan Calheiros é um velhote que se acha inteiro e metido a esperto. Renan tem um caso com uma “jornalista gostosa”- até então desconhecida. A jornalista fica grávida “sem querer”. Renan assume a barriga dela. Mas ele é casado, tem um nome a zelar e precisa de sigilo. O sigilo chama-se: pensão. Mas Renan é senador, tem bons amigos. Um deles é lobista de uma empreiteira e decide ajudar. Mas o lobista não é nenhum bobinho. Coloca a mesada junto com pagamentos feitos pelo governo. Com o aumento do orçamento do governo, falta grana no congresso. Com a falta de grana criam-se novos impostos. Eu pago o imposto, você paga imposto e nenhum de nós “pega” a “jornalista gostosa”, que além de embolsar a mesada que veio do boi (senador), vai ganhar uma grana para ficar peladona.

Toda essa confusão cria um burburinho na imprensa e atiça a revolta dos populares. O caso vai para votação no plenário do Senado. Será que os lacaios senadores vão cassar o senador-mor? Talvez. Surge uma nova esperança de melhoria na política nacional. Mas não passa de sonho e fé. A votação é supersecreta. Deputados – preocupados com o futuro da nação (risos)– tentam entrar no congresso para assistir o “espetáculo”, mas são barrados e saem no tapa com os seguranças.

Renan é absolvido e diz que sua inocência foi uma “vitória da democracia”. Os brasileiros mais uma vez se ferraram e até agora nenhum de nós “pegou” a “jornalista gostosa”. Já que tudo acabou novamente em pizza, não seria a hora do povo mostrar seu poder, ir para as ruas com a cara pintada e dizer um basta para toda essa roubalheira?! Não...! Isso não importa, dá muito trabalho. O que interessa mesmo que essa semana vamos ficar sabendo quem matou a gêmea má na trama das oito.

* (A IMAGEM É CAPA DO JORNAL O DIA DE 17/09/2007)

Nenhum comentário: