sábado

E o filme acabou




Entregamos a cópia final (?), entregamos o DVD e a fita Digital. O filme estreou. Depois de tanto tempo a conviver com a história (minha também) que queria contar o filme chega ao Festival Brasileiro de Cinema Universitário e acabo de receber a confirmação para a 2a Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras .

Começamos com a seguinte ideia:

O som da Roda

“Deixa-te levar pela criança que foste.”

O Livro dos Conselhos


“Fujo da mera explicação jornalística: o quê? quando? onde? Vou atrás de uma festa que marcou minha infância. Com lembranças e imagens busco a explicação poética. É a festa de Carros de Boi que acontece em Raposo, distrito de Itaperuna.”


Não sei se cheguei perto dessas palavras, aos trancos e barrancos chegamos. Fico contente que chegamos.

Ao longo do caminho todo o tipo de imprevisto que só uma boa produção universitária pode ter: não há câmera, pede a da UFF; produz no intervalo do estágio e perde alguns fins de semana; pede apoio para os Hotéis da região, escuta algumas negativas pelo caminho; ganhamos um almoço – sem refrigerante pra ter o que reclamar; perde um celular e acha um celular...

Quanta coisa e andamos de carro de boi.

Saímos mesmo com a pauta definida, vamos atrás do Som da Roda. Sem saber muito bem o que isso seria. Depois de um dia não muito produtivo, estacionamos em frente a uma plantação de arroz – isso quer dizer que tem lama no meio.

- Não, não vamos não, isso é uma plantação de arroz e estamos atrás de carro de boi.

- Eu entendo, está irritado ou coisa assim. Eu vou assim mesmo.

- Você é muito teimoso e coisas mais que o valha. Espera que eu vou.

E a partir do simpático dialogo entre o fotógrafo e diretor impaciente encontramos o que significava o tal som da roda.

É a alegria do Carreiro! Disse com toda convicção e simplicidade o meu Carreiro Geovan

É por isso que eu sigo no DOC. Existe algo que não se explica lá no meio da plantação de arroz. Há de se entender que no meio da coisa pode haver lama, mas é normal. Chegamos ao filme. Chegamos a um lugar interessante: qual o próximo filme?

Um comentário:

Anônimo disse...

Rená querido, acho que só falta mesmo eu no mundo para assistir O Som da Roda!
E o próximo será a super produção européia!
Beijos