domingo

A culpa é (só) de Fidel?

Encontrei uns velhos professores comunistas em um bar da Tijuca, domingo desses. Eles ainda continuam inflamados ao defenderem seus pontos de vista, apesar da suavização que a falta de barba e as roupas burguesas podem proporcionar. Entre um chopp e outro, falamos sobre a percepção de tempo, política, drogas, educação e filosofia de boteco. Pude extrair, ainda que sob o efeito etílico, algumas aspas emblemáticas:

"O apartamento dela parecia aquele filme 'A culpa é de Fidel'. Era uma espécie de albergue, onde todos se encontravam para discutir. Estávamos no frenesi da abertura, mas a filha dela não parava de chorar. Então eu ia lá ficar com ela, e acabava dormindo, enquanto as mulheres de peito debatiam na sala"

"Nossa geração transpôs muitas barreiras, ao contrário do que acontece hoje. Tivemos que ir contra a família e a hipocrisia dos costumes para experimentarmos nossa vida política, sexual e espiritual. Hoje, até pelo ambiente em que vivemos, os jovens podem fazer experimentações assim como quem vai ao shopping. Isso é bom por um lado, mostra que o esforço não foi em vão"

"Dilma é boi de piranha. O Lula é uma cobra, ele sabe que o PT não terá força para fazer seu sucessor. Ele está barganhando uma vice-presidência para o partido"

"Na década de 1970, nós experimentamos tudo. Mas não era como hoje. Ia gente lá em casa com uma lata enorme de pó, e a gente só cheirava um pouquinho. Fumávamos bastante, mas cheirávamos pouco. Na década de 1980, a coisa ficou mais grave e eu tive que fazer um esforço enorme, ficar quieta, para me livrar daquilo"

"A educação pública hoje faz com que os professores fiquem desestimulados. Nos cursos pré-vestibulares e na escola particular, eles sentem-se uma estrela, apesar de trabalhar sem as garantias do serviço público. A educação de excelência da escola pública deve ser resgatada"

"Quando você tem 40, queria ter 35. Quando completa 50, queria 45. Ao chegar aos 60, morre de saudade dos 55. Aí, no fim da vida, percebe que não aproveitou nada daquilo"

"A juventude é o momento em que devem ser feitas as opções políticas, sexuais e filosóficas que podem orientar o resto da existência"

Nenhum comentário: