terça-feira

Cenas da Baixada

Era manhã de domingo quando o povo se aglomerou. O espocar dos tiros dispersou a massa apenas por instantes. O ruído da moto fugindo em carreira deu sinal de que o amontoado poderia se formar no entorno do cadáver ainda fresco.

"Um sargento da PM foi morto a tiros na manhã deste domingo em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense. Josué Queiroz de Araújo, de 45 anos, tinha acabado de sair de um supermercado na Rua Retiro da Imprensa e seguia até seu carro, um Corsa Sedan, quando foi abordado por um homem em uma moto."


Até cobrirem o corpo com uma lona prateada fora do comum, já era grande o número de bicicletas e crianças rondando o corpo do policial. Os primeiros companheiros de farda a chegar agiam com aspereza de sempre. Ao descobrirem a identidade do defunto, talvez tenham sentido medo.

Ouvem-se depoimentos, relatos ao batalhão e todo 'proceder'. Chega a imprensa. O vento que bate rasteiro e quase levanta a lona -trazendo ao mundo a face da morte- aponta para a esquina de trás.

Fogos de artifício e animação ao microfone. "Belford Roxo tem que mudar! No dia 5 de outubro, vote fulano (a) para vereador (a)!".

A multidão, já enjoada do defunto, então, dispersa.


Isso tudo a apenas 20 quilômetros da Radial Oeste.

Um comentário:

Alê disse...

Cotidiano infeliz do nosso estado..
Cada vez mais está deixando de ser meu estado querido!

Sabe o por que do codinome Radial Oeste para a Av. Oswaldo Aranha?

Trabalho na Petrobrás "BR"..

[]'s